Artigos

Confira artigos e conteúdos relevantes para ajudar no seu dia a dia

Atualização científica: entenda sua importância

Entenda numa linguagem simples o que significa esse termo e sua importância na prática.

A tarefa de escolher um médico tornou-se um desafio para o paciente.
A maior parte daqueles que procuram um especialista buscam indicação de algum outro paciente. Muito além de receber um bom atendimento, ser recebido em um ambiente agradável e ser submetido a uma boa anamnese (interrogatório sobre a doença) o paciente precisa estar atento se seu médico está atualizado.
A atualização científica consiste na busca constante dos conceitos mais atuais relacionados à área de atuação de cada profissional. Sejamos mais específicos.... O corpo humano é praticamente o mesmo desde que se têm notícias da criação da medicina como ciência. No entanto, as tecnologias desenvolvidas renovam-se constantemente. Dispositivos, medicações, técnicas cirúrgicas, maneiras de abordar as enfermidades, tudo muda e muda muito rápido. Nós médicos, precisamos estar no ritmo dessas mudanças, caso nosso desejo seja oferecer o que há de melhor para nossos pacientes.
Hoje não se consegue atualização consistente sem haver participação em congressos de especialidades, sem leitura semanal (senão diária) de artigos e periódicos específicos, sem a realização de cursos de reciclagem, sem discussão de casos com grupos de especialistas da mesma área. Para se ter uma idéia, o livro (em geral tido como base conceitual) que saiu editado hoje já está defasado em relação ao artigo científico publicado no mesmo dia.
Diante disso, é nítido que atualização demanda tempo. Dividir nosso tempo entre a família, o lazer, o trabalho, o descanso e ainda separar momentos para o reaprendizado diário não é tarefa fácil. Fácil seria formar-se e seguir até o fim da carreira com os conceitos adquiridos lá no princípio. Muitos se contentam com o caminho mais fácil e deixam de insistir na penosa luta de se manter atualizado.
Atualização é sinônimo de bom atendimento e preocupação com o melhor para o paciente. Difícil, sim. Necessário, também. Tudo muda, tudo se renova. Costuma-se dizer: a medicina é um dom. Falando em mudanças, porque não dizer: a medicina é mesmo um dom, que precisa ser constantemente renovado.

mais artigos relacionados